ONGS DO ALTO TIETÊ SE MOBILIZAM PARA SOCORRER ANIMAIS VÍTIMAS DA TRAGÉDIA DE MARIANA/MG

A tragédia que aconteceu nesta semana em Mariana/MG também criou um drama que também merece destaque: os animais. Segundo alguns bombeiros que trabalharam nos resgates, os cães que sobreviveram e viviam nas casas destruídas em Bento Rodrigues se recusaram a deixar o local e inclusive avançavam nos que tentavam se aproximar das residências abandonadas.
“As pessoas que os cães confiavam não estão mais ali. Muitos deles se perderam das pessoas. Eles estão inseguros e amedrontados. Isso é uma espécie de estresse pós-traumático. Houve uma mudança abrupta da rotina deles”, afirmou a Dra Ceres Berger Faraco, professora do curso de medicina veterinária da Uniritter e presidente da Associação Médico Veterinária Brasileira de Bem-Estar Animal.
A bióloga Helena Truksa, reafirma o discurso da veterinária. Para ela, os cães ficam completamente sem saber o que fazer em um cenário de destruição como o de Mariana (MG). “Suas casas foram destruídas, sua família desapareceu ou morreu e eles se viram sozinhos em meio ao caos, sem saber ao certo como agir. Por terem perdido tudo, é normal que os cães prefiram ficar nos escombros da casa do que sair e se aventurar em um mundo desconhecido”, afirmou.
Voluntária Fabiana Cardoso - Foto Suzana Hiromi (1)
Grupos de voluntários de proteção aos animais estão na região de Mariana para dar atendimento aos animais feridos e sobreviventes da tragédia, para isso eles contam com o envio de doações que serão encaminhadas para as vítimas da tragédia. No Alto Tietê, as organizações não governamentais PAS e FERA estão arrecadando mantimentos que serão enviadas para a equipe de voluntários que está na região prestando socorro aos bichos. “Ração, cobertas velhas, medicamentos, soro, gazes, algodão, luvas, tudo que for arrecadado será encaminhado para ajudar as vítimas da tragédia, inclusive doações para humanos” disse Fernanda Moreno, presidente da ONG FERA.
Facebook Twitter Google+ linkedin email More
Copyright © Guia de Suzano -
Restritooo